6 erros clássicos do primeiro contato por telefone

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Fonte: Blog Meus Pedidos

A velha história de que a primeira impressão é sempre a que fica vale para diferentes áreas da vida, principalmente quando estamos falando de vendas e maneiras de encantar o cliente. Quem trabalha com vendas externas e representação comercial sabe que o telefone ainda é uma ferramenta importantíssima no seu dia a dia.

Você sabia que um primeiro contato pelo telefone mal sucedido pode acabar com suas vendas externas? Então confira agora os 6 erros mais presentes do primeiro contato por telefone e dicas para ficar longe de cada um deles.

1. Falsa simpatia

Erro: Fingir uma simpatia forçada para tentar avaliar a recepção do cliente e algumas vezes pedir informações inadequadas não é o caminho certo para obter confiança e conhecer o cliente.

Solução: Não dê voltas e vá sempre direto ao ponto. Apresente-se, fale quem você está representando, qual é o motivo da chamada e os motivos que fazem a sua oferta ser única. A partir daí você pode fazer uma questão, mas desde que ela seja realmente significativa.

2. Falar de tudo de maneira cansativa

Erro: O vendedor começa a falar de todos os produtos, aguardando até que algum deles seja o interesse do cliente e que ele faça sugestões que apresentem as suas necessidades.

Solução: Descreva rapidamente o que você vende, fale de maneira breve o motivo de ser único e só então faça uma pergunta certa para verificar a sugestão da necessidade do cliente.

3. Falar de você mesmo

Erro: O vendedor começa a falar quem ele é, o que ele quer, o que ele está fazendo, que ele é o maior… Tudo isso se torna extremamente exagerado e a pessoa certamente vai desejar sair do telefone.

Solução: Não conte a sua história quando você está falando sobre o que está vendendo, mas conte a história do cliente.

4. Não saber responder uma pergunta

Erro: O vendedor tenta dobrar o cliente com uma resposta duvidosa, por não estar preparado para responder um questionamento simples ou mais complexo.

Solução: Faça uma lista dos questionamentos mais frequentes e crie respostas objetivas para cada um deles, que permitem que a conversa continue fluindo bem.

5. Não mostrar a diferença

Erro. O vendedor não consegue passar para o contato os motivos que fazem o que ele está vendendo ser diferente de todo o resto.

Solução: Nos primeiros 10 segundos do telefonema, fale algo que demonstre que a representação comercial da sua empresa faz muito melhor do qualquer outra empresa do mundo.

6. Fazer as perguntas erradas

Erro: O vendedor faz várias perguntas do tipo “sim ou não” que fazem o cliente ter desinteresse e ainda faz um questionamento sem ter conquistado a confiança do ouvinte.

Solução: Faça perguntas do tipo abertas que fazem com que o cliente evidencie as suas necessidades, mesmo as que sejam ocultas.

Seja você um representante comercial, vendedor ou gerente, uma coisa é certa: o primeiro contato por telefone com o seu cliente pode encantá-lo e vender a sua ideia ou acabar com qualquer expectativa de negócio. Então, fique sempre longe dos erros e utilize as soluções para ter sempre as melhores estratégias de abordagem por telefone.

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