Fidelizar novos consumidores e manter satisfeitos aqueles que já fazem parte da carteira tornou-se parte importante da estratégia e dos objetivos de qualquer companhia. Mas, em algumas delas, essa prática teve início muito antes da crise econômica pela qual passa o Brasil. “Implementamos o software da SugarCRM na versão Open em 2002 para toda nossa frente comercial, que, na ocasião, contava com 200 usuários focados em vendas”, conta Cristiano Paulino, coordenador de relacionamento da Solaris, empresa especializada na locação e vendas de equipamentos e serviços para construção. O projeto foi executado por meio do parceiro iTFUTURE, que cuidou da implementação.
Ele revela que, há quatro anos, a empresa passou por um processo de aquisição e precisou profissionalizar ainda mais alguns processos, inclusive o CRM. “Realizamos diversas pesquisas no mercado e percebemos que a ferramenta da Sugar atendia da melhor maneira nossas necessidades”. Dessa forma, foi realizada uma migração completa para a versão mais atualizada da Sugar com objetivo de utilizar um sistema totalmente integrado, sincronizando informações no ciclo completo de vendas, marketing e relacionamento com o cliente.
Cristiano explica que a ferramenta passou a funcionar de forma integrada com o sistema de gestão da companhia (ERP), utilizando o software para todos os contatos com o cliente. “Para exemplificar, o consumidor que liga no 0800 para cotar um serviço ou tirar uma dúvida é imediatamente cadastrado no Sugar. O mesmo ocorre se o contato for pelo site. Com as informações cadastradas, o comprador em potencial passa a virar um lead, já que tem seus dados armazenados em uma conta no sistema”. “Essas interações podem não resultarem um negócio imediato, mas, sim, futuramente”, explica.
A partir dessas mudanças, resultados ainda mais positivos foram observados. De acordo com o coordenador, as interações aumentaram em 30% e a taxa de conversão praticamente dobrou,tendo hoje mais de 25 mil contas cadastradas no Sugar, entre ativos, inativos e prospects. “Todas as movimentações da Solaris estão em torno das informações geradas no Sugar. A plataforma transformou a nossa inteligência comercial, pois com ela conseguimos saber, por exemplo, qual o serviço que garante mais retorno financeiramente”, afirma Paulino.
Para Enrique Perezyera, vice-presidente da SugarCRM para a América Latina, esse atendimento diferenciado é essencial, uma vez que o consumidor brasileiro atualmente faz diversas pesquisas e cotações antes de fechar um negócio. “Mais do que nunca, são os detalhes, seja no atendimento ou diferenciais no produto, que fazem o comprador confirmar a negociação ou declinar”, finaliza.
Sobre a SugarCRM
A SugarCRM é uma companhia especializada em tecnologia para CRM (CustomerRelationship Management), cujas soluções permitem às empresas criarem relacionamentos extraordinários com seus clientes. Diferentemente das soluções tradicionais que se concentram principalmente na gestão e emissão de relatórios, o software da SugarCRM é flexível, inovador, acessível e capacita o indivíduo por meio de informações detalhadas que transformam a experiência do cliente, possibilitando ações ainda mais assertivas.
Com sede no Vale do Silício (C]cidade de Cupertino, na Califórnia – EUA), a SugarCRM ajuda mais de 1,5 milhões de pessoas em mais de 120 países, como México, Reino Unido, Alemanha, Austrália, entre outros.
Para saber mais, visite www.sugarcrm.com
Sobre a iTFUTURE
A iTFUTURE surgiu a partir do sonho dos sócios de transformar o mercado de atendimento e relacionamento com clientes. A partir desse sonho, em setembro de 2008, nasceu a iTFUTURE, uma empresa de tecnologia da informação, focada no planejamento e implantação de soluções inovadoras para comunicação e relacionamento com clientes.
Atualmente a iTFUTURE é Advanced Partner da SugarCRM no Brasil e tem como missão, apoiar o mercado de atendimento e relacionamento com clientes com alta tecnologia levando nosso cliente a obter excelência e sucesso em seus relacionamentos proporcionando maior agilidade para fazer negócios.
Sobre a Solaris
Criada, em 1997, a partir de uma associação com a JLG, a Solaris tornou-se pioneira no mercado nacional de plataformas aéreas.
Sob a gestão do fundo de private equity Southern Cross, desde 2013, a empresa intensificou a atuação no Brasil com ampla expansão e arrojados planos de investimento para os próximos anos.
Atualmente, sendo uma das principais empresas de locação e venda de equipamentos da América Latina, a Solaris detém da melhor e mais diversificada frota de todo Brasil, mais de 4.000 equipamentos; mais de 400 colaboradores incluindo técnicos especializados e profissionais dedicados a entender e facilitar sua tarefa; veículos de serviço especializados e um grande estoque de peças de reposição para garantir qualidade e agilidade.